Confie em Deus

“não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?”  (Mt 6,25-26)

Estas palavras parecem simples de mais e fora da realidade. A primeira vista, tem-se a impressão de que Jesus não valoriza a importância do estudo, trabalho…enfim, os esforços por uma condição de vida melhor. E na verdade, Ele usou um exemplo da natureza – as aves e flores –para mostrar como Deus cuida com amor da Sua criação. Deus provê água, luz e calor para sustentar tudo o que vive e respira.

Se Ele procede assim com as aves e flores, muito mais podemos espera nós, que somos criados a sua imagem e semelhança. Ele tem a provisão para as nossas necessidades materiais e físicas, e também para nossa mente, coração e alma.

Nós existimos para Deus. A nossa vida esta em seu coração. Se entendêssemos a grandeza e profundidade do seu amor por nós, não viveríamos longe Dele, e nem diminuiríamos o nosso fervor.

O que fazer?

Não se trata de algo fácil. O mundo, com todas as suas preocupações, tenta roubar a nossa fé e confiança na ajuda de Deus. No lugar coloca a sensação de medo

em relação ao futuro. E o resultado é nos tornar escravos das coisas e distantes de Deus.

Qual é a saída?

Primeiro passo: Mt 6,33

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.”

Significa priorizar Deus em nossa vida, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para Sua vontade, e nossa vida reflita a confiança nos seus cuidados amorosos. A questão é: O que é realmente importante para nós: pessoas, metas, bens materiais, diversão, esporte…? Se não formos firmes em dar a Deus o primeiro lugar, qualquer outro interesse ocupa rapidamente o Seu lugar.

Segundo Passo: Mt 6,34

“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado. ”

Planejar o futuro é importante e necessário. A dedicação ao estudo é fundamental. O empenho no trabalho é necessário. Lutar por uma condição de vida melhor não tem nada de errado. Nem Sempre é fácil estabelecer a diferença entre planejar e inquietar-se. Planejar significa traçar uma meta confiando na direção e cuidados de Deus. Inquietar-se é permitir que a ansiedade de conseguir coisas ou agradar pessoas, interfira em nosso relacionamento com Deus. A nossa parte é colocar o melhor de nós em tudo, a cada dia. Deus se encarregará dos resultados. Ele sabe o que estamos necessitando. Ele jamais nos desamparará.

Diante da vida somente existem dois caminhos:

– Confiar no poder e amor de Deus,

– Ou entregar-se as preocupações e ser infeliz.

Rezemos:

“Senhor Jesus, livra-me de preocupações desnecessárias

e ajuda-me a confiar no poder e amor do Pai.”

Amém

Você quer conhecer melhor  o Sermão da montanha, então leia o meu livro O manual da felicidade o sermão da montanha. Você pode adquiri-lo nas melhores livrarias católicas ou imediatamente http://migre.me/3X73e

5 Responses to Confie em Deus

  1. marta regina ferreira justino disse:

    As palavras de Deus são palavras de vida eterna.
    Ele a todo momento faz declarações de amor pra nós e não percebemos. Ele nos fala com clareza para confiarmos nele e para não nos desesperarmos, basta que preocupemos com os problemas de cada dia. Ele nos promete soluções. mas temos que depositar nossa confiança Nele. Jesus nos ensine a te amar mais e confiar mais em ti e a ter fé.

  2. Rita de Cássia Mendonça Alves disse:

    Parabéns, Pe. Alberto, suas palavras são sempre palavras de sabedoria e conforto. Que Deus continue te abençoando, para que sejas este sacerdote que bos traz a Luz do Senhor em cada palavra.
    Rita

  3. Não sou de ficar comentando mas vou comentar aqui, belo post!

  4. Vanessa disse:

    Agradeço a Deus por sua vida padre,pois Deus sempre usa o senhor padre,pois toda vez que necessito de uma direçao entro aqui e leio as palavras que necessitava,a resposta que esperava.louvado seja Deus,pois nao esquece de mim nunca e faz pregadores abençoado como o senhor Padre Alberto.

  5. Zuleide disse:

    Padre Alberto,
    que Deus sempre continue iluminando o teu espírito, pois através do senhor, o Pai sempre nos orienta. Entendi há algum tempo sobre a importância de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e tento na medida que Deus me capacita fazer com que outros entendam. Ao confiarmos no Pai tudo se acalma, tudo fica tranquilo, a tempestade desaparece. Suas palavras tem o brilho do Altíssimo e me emocionam.

Deixe um comentário