A mensagem de Fátima

A Mensagem de Fátima contém apelos importantes para a nossa vida espiritual:

 O primeiro é um insistente apelo à fé, contagiante, vigorosa e irradiante dos três pastorinhos:  uma fé vivida em profundidade e simplicidade.

 Lúcia, Francisco e Jacintasão um exemplo para muitos batizados que tem uma fé fria ou morna, falta de coerência, desarmonia entre a fé e o agir cotidiano, uma dificuldade para aceitar e viver os valores cristãos. É no meio deste mundo confuso dentro e fora da Igreja que reconhecemos a importância da mensagem de N. Sra. de Fátima.

A Virgem Maria nos desafia a viver em plenitude e renovado fervor a fé recebida no batismo, para que deste modo, pelo nosso testemunho possamos contagiar com o amor de Deus a todos os homens e mulheres.O mundo de hoje desconfia das palavras e precisa ver Deus através dos exemplos de vida. Seremos capazes de dar testemunho da nossa fé somente se formos íntimos de Jesus, deixando-nos transformar dia a dia pelo seu infinito amor.

 Como testemunhar a fé com a mesma simplicidade dos pastorinhos de Fátima?

 Entendendo o segundo apelo de Nossa Senhora: o chamado à conversão. Converter-se é voltar para Deus, aproximar-se da Sua santidade, lançar-se de novo, como o filho pródigo, nos braços do Pai; é reconquistar a alegria perdida, a alegria de ser salvos (Sl 51, 14), coisa que muitos dos homens do nosso tempo já não sabem saborear.

 A conversão é um ato diário, porque todos os dias corremos o risco de ceder ao pecado e entristecer a Deus. Converter-se é estar pronto a abandonar tudo o que sabemos não agradar a Deus. Significa a coragem de mudar as idéias, reconhecer os próprios erros, pedir desculpas, abandonar a mentira ou desonestidade, mão deixar-se envenenar pelos maus sentimentos da inveja, rancor, vingança…..

 Quem nos ajuda a manter vivo este espírito de conversão é o sacramento da penitência. A palavra penitência, antes de apontar para o sacramento, recorda a atitude da alma e até a virtude, pela qual detestamos o pecado e dele nos arrependemos. A base do sacramento da penitência é a certeza de que Deus é capaz de dar ao homem a graça para começar uma vida nova. Ele tem o poder transformar o coração pecador em um coração inocente.

No terceiro apelo encontramos a recomendação forte de N. Sra: “Rezai, rezai muito.” Aí a Virgem Maria recorda a importância da oração pessoal diária, e de um modo muito especial o santo terço. Quantos católicos já não rezam o terço. No passado foi a força da vida dos santos e das famílias, hoje muitos dizem ser uma oração monótona, repetitiva e por isso cansativa. Na base do terço esta a Palavra de Deus. Meditamos as principais passagens da vida de Jesus, e repetimos no Pai-Nosso e Ave-Maria a própria Palavra. Quando rezamos com devoção, deixando a mente e o coraçao serem inundados pela presença de Deus, descobrimos que o terço é uma fonte de graças e arma contra o demônio.

E por fim, a mensagem de Fátima somente será entendida na sua plenitude se passamos a participar de um modo melhor e mais fervoroso da Eucaristia. A Virgem Maria sempre aponta para o Seu Filho, e o lugar por excelência para encontrá-lo é na Eucaristia. Em todas as aparições Ela pede a construção de uma igreja. O motivo é muito simples: é lugar onde se celebra a Eucaristia.

A mensagem de uma aparição somente é completa quando vivemos os apelos de Nossa Senhora, e de um modo espial tornamo-nos cristãos mais fervorosos.

 

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe,
ao vosso Coração Imaculado nos consagramos,
em acto de entrega total ao Senhor.
Por Vós seremos levados a Cristo.
Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai.
Caminharemos à luz da fé
e faremos tudo para que o mundo creia
que Jesus Cristo é o Enviado do Pai.
Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação
até aos confins do mundo.
Sob a protecção do vosso Coração Imaculado
seremos um só povo com Cristo.
Seremos testemunhas da Sua ressurreição.
Por Ele seremos levados ao Pai,
para glória da Santíssima Trindade,
a Quem adoramos, louvamos e bendizemos. Amém.

Anúncios

One Response to A mensagem de Fátima

  1. Márcia disse:

    Pertenço a outra denominação religiosa, mas tenho todo respeito pelo trabalho que Padre Alberto desenvolve em Itapecerica.
    Se o governo local tivesse a metade de sua competência comunicacional, talvez muitas iniciativas interessantes ainda estivessem acontecendo!
    Fiquei impressionada com o site e este blog!
    Acho que podemos dizer que tudo se resume ao exercício pleno da vocação – no seu caso a do sacerdócio – enquanto que na dimensão dos governantes, faltam-lhes vocação para o exercício da gestão pública!
    Um fraterno Abrzo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: