Diário de uma peregrinação-dia 16 de maio – 4 parte

 

A cidade de Turim – Itália – é importante para mim por ser o berço de meus pais tão amados. Nesta cidade cresceram, casaram, e um dia, depois da segunda guerra mundial, partiram em busca de melhores condições de vida. Estar em Turim é voltar, pelos meus pais, já falecidos, ao lugar que levaram no coração. Aqui moram os meus tios, o irmão de meu pai e sua esposa.

O motivo de minha passagem por Turim é a exposição do Santo Sudário. Esta é uma oportunidade especial para venerar esta relíquia de Nosso Senhor. O Santo Sudário foi chamado de testemunha do impossível, presença inquietante, quinto evangelho, por nos dar um retrato visível e sensível do Nosso Salvador.

É a imagem silenciosa e ao mesmo tempo eloqüente de Jesus crucificado. Aí ficaram as marcas da violência a que foi submetido por nós. A coroação de espinhos, a flagelação, a ferida dos pregos nas mãos e pés, e o lado aberto pela lança do soldado.

O Santo Sudário é uma grande ajuda para a nossa fé e oração, porque nos convida a meditar comovidos sobre a paixão de Nosso Senhor.

Quando chegamos à catedral de Turim, juntamo-nos à multidão. A fila foi longa. Tudo muito bem organizado. Entramos em uma sala para um pequeno filme explicativo sobre o sudário. A seguir, nos dirigimos para o interior da catedral, onde esta exposto o sudário. Foi como estar junto das primeiras testemunhas da ressurreição. O lençol encontrado no túmulo vazio, estava ali diante dos nossos olhos. Ficou  impressa a imagem do terrível sofrimento de um justo. Ao mesmo tempo, temos a expressão de paz. Como é possível? Jesus morreu por amor.

É domingo da Ascensão, a missa foi na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, construída pelo grande São João Bosco. A tarde foi livre para conhecer melhor a cidade e as famosas compras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: