Diário de uma peregrinção 2

Dia 10 de maio de 2010

Amanhece nublado. Quando estou para sair o céu se abre para me acompanhar até a cidade de Nazaré. Nesta localidade temos uma manifestação da beleza da criação de Deus. No alto de uma montanha fica o santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o visitante fica encantado com a visão do mar, e embaixo, a outra parte da cidade com as suas praias.

Nazaré é o testemunho da profunda fé do povo português e da sua devoção à Virgem Maria. Segundo uma tradição do lugar, um dos soldados de confiança do primeiro rei português, D. Afonso Henriques, contou com a manifestação da proteção de Nossa Senhora. Estava a caçar e perde o controle do seu cavalo, ao chegar à beira do precipício, grita pelo auxílio da Virgem Maria. Miraculosamente o cavalo se deteve. No lugar mandou construir uma capela em agradecimento (1182).

 A lição desta aparição é simples: a mãezinha do céu sempre acompanha e protege quem a ela recorre. Esta devoção se expandiu também para o Brasil. O Círio de Nazaré, na cidade de Belém do Pará, é uma das maiores festas católicas do mundo.

Depois de rezar no Santuário de Nazaré, dirijo-me para São Martinho do Porto. Um lugar pequeno e também encantador. Almoço e volto para Fátima. Dedico a parte da tarde para estar mais junto de Deus e aproveitar ao máximo a oportunidade para alimentar a fé. Como sempre, em minhas preces lembro de todos os amigos espirituais. Eu acredito na força da oração.

À noite volta a esfriar. Agradeço a Deus pelo dia tão cheio dos seus cuidados amorosos.

Dia 11 de maio de 2010

Olho pela janela para ver como esta o tempo. Para não perder o costume:  céu fechado com uma chuva fina e fria. Tomo café e decido ir para Tomar. No alto de um monte estão  as ruínas da fortaleza do Convento da Ordem dos Templários. A visita começa pela Praça da República. Destaca-se a estátua do fundador de Tomar, o grande mestre dos templários Gualdim Pais, e a imponente igreja de São João Batista. Depois de tirar fotos, rezar um pouco na igreja, percorri a rua Serpa Pinto. Ela fica ao lado dos sinos e possui lindas fachadas de azulejos. É como uma volta ao passado. Andei pelas pequenas ruelas do centro histórico. É uma pena ver a falta de cuidado com o passado. Muitas construções estão mal conservadas, e outras abandonadas.

Volto para Fátima, e para não perder o costume, começa a garoar. Almoço. Faço um giro pelas livrarias católicas para ver as novidades. A seguir, dedico o tempo para meditar  no santuário. Rezo o terço na capela do santíssimo sacramento, junto à nova Basílica.

Fiquei tocado pela multidão de peregrinos “invadindo” a pequena Fátima. Alguns a pé, outros com os grupos de ônibus, ou veículos particulares. Hotéis lotados. A área de estacionamento cheia de trailers e barracas. Este ano existe uma motivação especial com visita de  Bento XVI. A cidade esta enfeitada em homenagem ao papa. O bonito é observar o semblante feliz de todos. Sente-se no ar o clima forte de confiança em Deus! É a prova que a Igreja esta viva!

O papa chegou a Portugal. A recepção foi calorosa por parte do povo português. Fiquei feliz de ver entrevistas mostrando como as pessoas mudaram para melhor a sua impressão sobre Bento XVI. Ele conquistou a todos com o seu sorriso amigo. A impresa repercutiu de maneira positiva a afirmação do papa: ” a maior perseguiçao à Igreja não vem de inimigos de fora, mas de dentro. A Igreja tem uma profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, implorar perdão… “. Indicou a necessidade de estar junto das pessoas abusadas e de colaborar para que os responsáveis sejam julgados civilmente pelos seus atos.

Uma resposta para Diário de uma peregrinção 2

  1. João Carlos disse:

    Pela palavras dá para imaginar que é uma linda viagem, acrescenta com do Papa Bento XVI. Boa peregrinação !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: