Você já nasceu de novo?

          Um homem chamado Nicodemos procurou Jesus para tentar descobrir o que estava faltando em sua vida para ser feliz e viver em paz interior. Ele era um príncipe dos judeus, seguia em tudo a prática religiosa dos judeus. Seria em nossos dias considerado um cristão praticante.

          Nosso Senhor vendo a sinceridade da busca deste homem, não faz um grande discurso, simplesmente aponta para uma experiência fundamental: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus” (Jo 3,3).  

         Todas as vezes que eu leio este texto lembro de uma pequena estória: “Uma mulher muito simples sentou no ônibus ao lado de um cristão praticante. Ele estava entretido com um livro e nem percebeu a presença da mulher. De repente, ela pergunta: “ O senhor já nasceu de novo?”. O homem não responde. Passado algum tempo, novamente a mesma pergunta:“O senhor já nasceu de novo?”. Em um determinado momento a pessoa diz: “Eu sou cristão praticante”. “Desculpe, não foi esta a pergunta. Queria somente saber se o senhor nasceu de novo!”. Quando este homem chegou em casa, abriu a Bíblia justamente no encontro de Jesus com Nicodemos. Ele caiu de joelhos, e suplicou a Deus: “Senhor Jesus, renova-me com a força do Espírito Santo.”

         A maior necessidade da Igreja e dos cristãos é a de viverem esta experiência da ação do Espírito Santo. Você já nasceu de novo? Ninguém nasce de novo porque é bom, por ser membro da Igreja. Também não significa uma mudança de religião. Esta e outras explicações são próprias de quem continua não entendendo o significado fundamental de nascer de novo.

          Talvez alguns argumentem: “ Eu já recebi o batismo, aí nasci da água e do Espírito.” Esta afirmação é verdadeira. Em nosso santo batismo já recebemos o Espírito Santo. A questão não é possuir o Espírito Santo, mas deixar-se guiar por Ele.

Agora responda a estas perguntas:

 Qual a obra que Deus deseja realizar em minha vida?

 “Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos.”

               Ez 36,26-27

 Por que enviou Jesus, e permitiu que Ele morresse por amor de mim na cruz?

 “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

                              Jo 3,16

 E por fim, qual o significado da vinda do Espírito Santo em minha vida?

 “mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.”

                                                       Atos 1,8

 São versículos conhecidos, sem dúvida alguma. Torne-os reais, agora, em sua vida. O novo nascimento é obra de Deus, que somente acontece se a desejamos.  Por isso, abra o seu coração, e peça o poder do Espírito Santo. Todos os dias renove este pedido.

 Use, se desejar esta oração, e complete com as suas palavras:

 Vem, Espírito Santo,

E renova em mim a chama do Teu amor.

Enche-me de fé, Senhor,

E revela com Tua luz todos os meus pecados e traumas.

Liberta-me, Espírito Santo,

E faz de mim uma nova criatura.

Santifica o meu espírito e alma,

Renovando também todo meu ser, emoções,

Mente, ouvidos, olhos, lábios e atos.

Capacita-me a viver a Palavra de Nosso Senhor

Jesus Cristo em toda sua profundidade.

E agora, Santo Espírito,

Dá-me os Teus dons

Para que eu possa melhor servir o reino de Deus,

Amando, indistintamente, todos meus irmãos.

Mas, acima de tudo, derrama o Dom do louvor,

Para que, em tudo e por tudo,

Eu glorifique o Senhor Nosso Deus.

Em nome de Jesus.

Amém

“Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3, 16b).

 Mande agora para mim uma mensagem falando deste momento especial de renovação espiritual. Estarei colocando seu nome em meu caderno de oração. Você é muito importante para mim!

14 Responses to Você já nasceu de novo?

  1. Maria Adriana disse:

    Pe. Alberto,adorei esta postagem e tbm a oração que o Senhor colocou ak.Mas a frase que mais me tocou foi esta:”A questão não é possuir o Espírito Santo, mas deixar-se guiar por Ele.” Amei esta frase porque ela faz parte da minha vida.Sou católica, vou a missa e sempre peço ao Divino Espírito santo que me ilumine sempre em todas as minhas decisões e para que eu seja sempre renovada e tenha sempre a graça de perdoar as pessoas.Gosto sempre de fazer as coisas de acordo com a vontade de DEUS, mas nem sempre é fácil aceitar o que DEUS nos manda.Mas peço a luz do Divino Espírito Santo e procuro compreender sempre a vontade de DEUS. Já passei por várias dificuldades, inclusive o problema do áalcool porque qdo me casei meu marido começou a beber por causa de problemas que tivemos que enfrentar, mas com minha presistência na oração consegui q ele saisse do vício e fomos resolvendo nosso problemas pouco a pouco.Tenho 21 anos de casada,3 filhos maravilhosos e sou feliz porque vamos a igreija juntos e sempre resolvemos nossos problemas da melhor maneira possível.Tenho tbm a graça de frequentar uma igreija q se chama Divino Espírito Santo,nela e me casei e batizei meus filhos.Quero finalizar confirmando que realmente vale a pena ter a graça do Divino Espírito Santo em nossa vida.Podemos perdoar sempre e ser melhor para os outros q vivem a nossa volta. Gostaria que colocasse meu nome em oração. Saiba que o Senhor tbm é muito importante para nós.Precisamos de padres como o Sr., que nos evangelizam através de belas orações e palavras.A sua benção! Que Divino Espírito Santo o ilumine sempre!Sigo-o no twitter como Adriana BQ.

  2. Maria Adriana disse:

    Pe. Alberto gostaria que o Senhor colocasse tbm o nome do meu marido em oração: Jairo José Mateus.Lindo nome, todo da bíblia.Este foi foi renovado várias vezes: Deixou de beber, de fumar e hoje tem mais freqencia a igreija.É um ótimo marido e ótimo pai,ele fez 40 anos esta semana. Quem tem a graça do Divino espírito Santo é asssim sua vida:erra mas se renova e volta para o caminho certo.Agradeço sempre a DEUS pelo marido que tenho e ao Divino Esp. Santo de ter me dado forças para nunca desistir dele e fazé-lo uma pessoa melhor porque eu o amo.Tbm sou renovada a cada dia. Tenho problemas de audição e uso 2 protéses auditivas para ouvir, mas não sou triste ,tenho uma família linda que me ama muito e eu tbm os amo.Eu e meu marido dizemos sempre que quem segue o caminho de DEUS nunca é desamparado. Devemos sempre nos abandona NELE! Obrigada Pe. pelas suas orações. Maria Adriana M. Mateus

  3. Luciana Duca disse:

    Pe Alberto, me idenfiquei muito com esta estória eu sempre orei à Deus, fui batizada na igreja Católica, mas por alguns motivos me afastei há 10 anos.Tentei me reencontrar em outras religiões, mas minha avó que é minha Madrinha me disse:”Você sempre será Católica.” Isso ficou marcado na minha memória, mas só via os erros de católicos não-praticantes e, acabei me afastando. Há 1 ano leio diversos artigos e livros que informam a origem das religiões e percebi que à que frequentava fazia parte de uma “religião da moda” através dessa percepção e, com a leitura de seu artigo Padre,sinto que devo voltar à minha igreja de origem. O bom disso é que amadureci na Fé e, levarei esses ensinamentos por toda minha vida. Amo Ser Católica Apostólica Romana e praticante a partir de hoje! Obrigada Vovó querida, minha madrinha por ter me ensinado oque é ser Cristã! Padre parabéns pelo artigo! Deus te abençõe!

  4. Cleber xavier monteiro de castro disse:

    Pe. Alberto,
    Acabo de ler seu comentário sobre:Você já nasceu de novo? Confesso a minha emoção.Hoje mesmo, contemplando os mistérios gloriosos invoquei a vinda do espirito santo.Preciso me converter, deixar de ser um pecador contumaz. Tenho pedido muito a Deus ser tocado nesta quaresma.Sou um doente renal crônico, precisando de fazer diálise todos os dias, o que me impede de participar de uma missa na Basilica Nossa Senhora dos Prazeres. Para Deus não existe diatância,
    porisso creio que daqui posso participar de sua missa.
    Reze por nós, sua bênção.
    Cleber.

  5. Cleber xavier monteiro de castro disse:

    Procuro todos os dias nascer de novo.

  6. Cleber xavier monteiro de castro disse:

    Conforme já havia dito, seu comentário sobre o encontro de Cristo com Nicodemus foi muito edificante, tocando-me profundamente.Uma lição para todos nós criatãos.Sob os ensinamentos do Espirito Santo e sua bênão teremos uma vida mais digna e voltada para Deus.

  7. Terezinha disse:

    Gosto muito de repetir sempre essas palavras.Faz de mim uma nova criatura.Capacita me a viver a palavra de nosso SenhorJesus cristo em toda sua profudidade.Padre me ajuda com suas orações.Pressiso me libertar do comodismo,partissipar mas da missa, da eucaristia.Ó Senhor, não afasteis de vossa face,nem retireis de mim o vosso Santo Espirito. Amem.

  8. Maria do Rosário Ferreira Melo disse:

    Padre Alberto, que Deus lhe abençoe por este trabalho maravilhoso de evangelização! Obrigada pela orientação da Unção dos Enfermos e que o Espírito Santo ilumine cada vez mais pessoas para fazerem uso desse belíssimo Sacramento. Peço que reze pela cura da minha sobrinha LÍLIAN GUIMARÃES TAPAJÓS, pois está com cancer na mama e no pulmão. Somente a providência Divina poderá realizar esse milagre na vida dela. Faço parte da família Encontro com Cristo há vários anos e sou muito grata por estar em sintonia com o Senhor. Agradeço por todas as bênçãos que Deus, pelas Mãos de Nossa Mãe Maria Santíssima tem realizado em minha vida e na vida de minha família. Obrigada, Senhor. Amém!

  9. MªGisele C. Krüger disse:

    Gostei muito do texto,tbm preciso nascer denovo todos os dias,e me encontrar.

  10. Aparecida disse:

    Olá pe. Alberto, as mensagens estão maravilhosa . Amo ler , elas nos fortalece e nos ajuda a crescer na fé, dando-nos mais coragem para enfrentar todas as situações que surgem no dia a dia e faz esmolecer nosso coração a toda vontade de Deus e deixar ser guiado por Ele. lindo , lindo .
    Amém.
    Obrigada
    Que Deus abençoe todos seus trabalhos.

  11. josefa de Souza disse:

    padre Alberto, peço e reze por mim e toda a minha familia, muito lindo, pois é eu tenho Espirito Santo em mim, mas tenho que deixar ele agir em mim, por isso que o sr. reze por mim obrigado ! e que Deus o abençoes e conserve sempre uma pessoa com muita unção.

  12. olga disse:

    espirito santo de Deus daime o seus dons praque eu possa entrar no reino de Deus renova me vem espirito santo sobre mim e toda minha familia vem sobre meus filhos leonardo leandro junior ilumina seus caminhos seus locais de trabalho ficai conosco senhor obrigada

  13. gloria a deus nasci de novo mas me encontro em derrotas ainda faço algumas coisas k nao quero fazer

  14. gloria a deus nasci de novo mas me encontro em derrotas ainda faço algumas coisas k nao quero fazer pergunto eu se nasci de novo porque peco senao o quero fazer alguem me juda a entender brigado

Deixe um comentário

