Olha aí o carnaval!

Olha aí o carnaval!

Um dia destes uma pessoa perguntou a queima roupa: Padre o cristão pode participar dos festejos de carnaval? O ponto de partida para a resposta esta em examinar as Sagradas Escrituras, e nela vamos ver que Deus não é contra a alegria de uma festa. O próprio Jesus ia a festas, como por exemplo nas bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11).

A questão esta em ter a coragem para responder a uma pergunta: Como é festejado o carnaval atualmente? Para ajudar a responder, quero lembrar de uma pessoa muito querida. O nome dela era D. Aparecida, foi para mim uma segunda mãe, morou durante muitos anos comigo na casa paroquial. Nesta época, ela contava como era o carnaval de rua em São Paulo. As famílias a pé, ou nos carros, saiam fantasiadas, jogando confetes e serpentinas e cantarolando a marchinha daquele ano. Tudo era pura diversão entre amigos.

Aos poucos a festa foi se transformando. Saiu das ruas, e foi para os salões. Surgem os concursos de fantasias. Aí ainda se conservou, durante um certo tempo, uma dimensão familiar.

Os costumes foram mudando. O corpo e o sexo passaram a ser exaltados e banalizados. O abuso do álcool e drogas se infiltraram, em muitos ambientes carnavalescos. Em algumas escolas de samba existe o financiamento dos bicheiros e traficantes de drogas. Não quero generalizar, existem exceções.

Não sou contra a alegria do carnaval, mas como o apóstolo Paulo, em I Cor 6,12, digo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.”

Oração ao Espírito Santo para pedir discernimento

Tu que por tua luz maravilhosa separas a verdade do erro,

ajuda-nos a discernir o que é verdadeiro.

Dissipa nossas ilusões e não nos deixeis enganar pelas aparências;

mostra-nos a realidade.

Liberta-nos de toda a mentira,

da que dizemos aos outros e da que,

mais grave ainda, dizemos a nós mesmos.

Ensina-nos a desvendar as tentações logo que se apresentam,

a desmascarar-lhes a falsa e vã sedução.

Faze-nos reconhecer a linguagem autêntica de Deus no fundo de nossa alma,

e ajuda-nos a distingui-la de qualquer outra voz.

Indica-nos a vontade divina em todas as circunstâncias de nossa vida,

para que possamos tomar as devidas decisões.

Impele-nos a perceber nos acontecimentos os sinais de Deus,

os apelos que Ele nos dirige e as lições que nos quer dar.

Torna-nos aptos a perceber o que nos sugeres,

e não perder nenhuma de tuas inspirações.

 Concede-nos a sabedoria sobrenatural

que nos faça descobrir as exigências da caridade e

compreender o que reclama o amor generoso.

Eleva, sobretudo o nosso olhar para que ele possa discernir o próprio Deus,

por toda a parte em que sua presença nos é dada e

por toda a parte em que sua ação nos acompanha e nos toca.

Pausa para sorrir

Um garoto foi confessar e disse ao padre:

“Passei por um vinhedo e roubei seis gomos de uva”

E o padre intrigado, perguntou:

“Por que seis?”

E o menino explica:

“E muito simples, aprendi no catecismo sobre os mandamentos: sétimo não roubar.”

7 Responses to Olha aí o carnaval!

  1. Maria Adriana disse:

    Pe. Alberto, concordo com o que diz.O carnaval de hoje não é mais o mesmo. Nem gosto de ver estes desfiles q passam na TV. JESUS gosta sim de nos ver alegres, mas é uma alegria diferente.Rezo para que saibamos distinguir o Bem do mal, e que sempre prevaleça o Bem em nossas vidas.Ainda bem que temos pessoas empenhadas a nos fazer alegrar estes dias como as da Canção Nova.Cada pessoa escolhe o caminho que deve seguir e eu escolho o melhor:O caminho de Jesus,ELE é a verdadeira alegria!!!

  2. Maria Aparecida de Jesus disse:

    Padre Alberto, sua bênçao.
    Respondendo ao “olha ai o carnaval”.
    Eu tenho 49 anos e na minha infância e juventude pulei muito carnaval,minha filha hoje tem 29 anos e quando ela era criança eu sempre a levava nos grêmios, centros comunitários para pular, era muito divertido, eu fazia as fantasias de bailarina, baiana,ciganas ela ficava muito lindinha, acho que o problema não é o carnaval e sim as pessoas reaprenderem a brincar. A propósito hoje eu estava lá no ginasio de Itapecerica e foi maravilhoso! Carnaval para quê nè?rsrsrs.

  3. celia regina anastacio da silva disse:

    Padre Alberto participei do Louvor que foi ministro por vós. Achei maravilhoso retornei ao meu lar sentindo uma paz interior que nunca senti uma calma

    Fui agraciada por Deus nosso pai com uma revelação sobre minha saude. Consegui dar o mjeu testemunho.

    Que Deus continue utilizando este servo dedicado e contagiante para pregar maravilhas aos seu fiéis

    Abraços

    Celia Regina

  4. Vanessa Cardoso disse:

    Oi querido Padre ALBERTO!!
    Concordo com o senhor,carnaval hoje em dia não apenas pra se diverti e sim,uma banalizaçao do sexo,bebidas,com esse lance que ninguem é de ninguem com abuso do alcool que é curtiçao,que aparecem muitas gravidas por ai,doenças,acidentes enfim.
    Estive presente no louvor ontem,foi mtooooooooo lindo,maravilhoso,o senhor nao tem noçao como me fortaleceu,te confesso fazia tempo que não ia a missa,uma pq tive problema nos joelhos e fiquei 6 meses em casa direto e com isso acabei ficando desanimada e meio depresiva com os ultimos acontecimentos e noticias ruins em minha vida.Quando cheguei no louvor ontem com minha mãe,estava totalmente triste,desanimada da vida literalmente não tinha forças,mas sai de la outra pessoa,totalmente renovada,com uma sede de Jesus imensa,e agora to muitoo melhor fotalecida e estou voltando de coraçao pra Jesus e fiz um proposito de nao mais afastar.
    Mais uma vez atraves de sua evangelizaçao,estou perto de Jesus e totalemente fortalecida,agradeço a Deus mais uma vez pela sua vida querido padre,e desejo que muitos sinta o que eu estou sentindo agora,essa paz e esse amor De Deus imenso.Que bom que achei seu blogger,agora sempre estarei aki.Que Jesus abençoe mtooo você meu paizinho espiritual querido.bjos no seu coraçao e um grande abraço.

  5. vera lucia disse:

    Quando mais moça, frequentava todos os anos um bloco de carnaval que saia aqui do meu bairro.Até que em um dia desses fui surpreendida com uma navalhada na perna, onde trago a marca até hoje.
    O cristão não precisa deste tipo de marca, mas das marcas de alegria e amor que vem do DEUS VIVO.Depois deste dia aprendi a guardar a minha carne para que ela não seja mais marcada desta forma.

  6. Dirce Correa disse:

    Pe.Alberto,sua benção!
    È maravilhoso quando o senhor Refere São Paulo em I Corintios 6,12.Cabe a nós abrir a nossa mente e o nosso coração a esse entendimento, afinal as distorções desse mundo estão aí cada vez mais fortes e exageradas.
    Dirce Correa Manaus Amazonas

  7. Maria Goretti Crozeta disse:

    Pe. Alberto, sua benção!

    Meu Nome é Maria Goretti, tenho 52 anos de idade, moro em Florianópolis, SC.Estou muito emocionada com tudo o que acabei de ler e de assistir, Que Deus Abençoe o Senhor Pe. Alberto por tudo de maravilhoso o que o Senhor escreveu.
    Quanto ao Carnaval! Na minha época era bem diferente, já brinquei muito carnaval, sempre gostei muito já desfilei em Escola de Samba. Concordo com a colocação do Pe. Alberto quando diz que o sexo, as drogas as más influências, tudo está muito fácil,não existe mais respeito, está faltando o verdadeiro amor, e principalmente a falta de Deus. Mas peço a Misericórdia Divina e que as coisas um dia possam mudar.

Deixe um comentário

